Professores portugueses visitam a UERJ

O Reitor Ricardo Vieiralves, a Diretora do Departamento de Cooperação Internacional (DCI), Cristina Russi, o Diretor do Instituto de Química, professor Fernando Altino Rodrigues, e o Vice-diretor, professor Marco Antonio da Costa, receberam no dia 13 de setembro a visita de um grupo de professores portugueses. Os docentes vieram ao Brasil para participar do I Seminário UERJ - Universidades Portuguesas, cujo objetivo é a integração entre a UERJ, a Universidade Técnica de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa nas áreas de meio ambiente, catálise e polímeros.

Para Luís Filipe Vieira, da Universidade Técnica de Lisboa, o cenário atual permite a troca de conhecimentos na área.  “Os professores Fernando Manuel Ramôa (reitor) e Luís Ferreira (vice-reitor) estão muito empenhados em desenvolver essa parceria porque há muitos procedimentos nas áreas de catálise e polímeros relacionados a infraestrutura. Poder trabalhar em conjunto com os colegas brasileiros é extraordinário”, destacou. “Temos em Lisboa instalações para pesquisa estabelecidas há muitos anos. Há possibilidade de haver um intercâmbio entre docentes e alunos, o que é do maior interesse para o desenvolvimento universitário e do Estado”, complementou.

O Diretor do Instituto de Química da UERJ ressaltou a importância da visita. “Esse é um marco, pois estamos consolidando uma parceria institucional. A ideia é que em 2011 façamos um seminário em Lisboa, sempre visando a uma aproximação contínua e o estabelecimento de intercâmbio entre as instituições brasileiras e portuguesas”, adiantou Altino.

Notícia publicada em: 15/09/2010