Ouvidoria da UERJ recebe prêmio da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman

Por sua trajetória no aperfeiçoamento da cidadania participativa, a Ouvidoria da UERJ recebeu o “Prêmio Ouvidoria Cidadã - 2016”. A premiação, criada neste ano, foi concedida pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Rio de Janeiro, no final de novembro, durante o 1º Encontro Estadual de Ouvidores do Estado do Rio de Janeiro.

“É o reconhecimento da nossa qualidade na resolução de problemas. Essa premiação nos fortalece no cenário do Rio de Janeiro enquanto ouvidoria de referência para outras que poderão ser estruturadas. Por exemplo, a ouvidoria do Detran, que também foi premiada neste evento, foi uma ouvidoria que nós, de alguma forma, orientamos em relação à sua estruturação à época, há oito anos”, afirma Eliel Larrubia, Ouvidor da UERJ.

A UERJ foi a primeira universidade pública do Rio de Janeiro a criar sua Ouvidoria, no ano de 2000, com o objetivo principal de facilitar a participação dos cidadãos na vida da Universidade. O órgão é responsável por analisar as manifestações da comunidade acadêmica e apresentar soluções às demandas de seus usuários, sempre acompanhando as providências adotadas pelos serviços envolvidos e servindo também como instrumento de avaliação do funcionamento dos serviços prestados pela Universidade, intermediando e mediando demandas propostas pelos usuários, sugerindo medidas que garantam a melhoria do desempenho institucional, aproximando a comunidade e garantindo a acessibilidade.

“A Ouvidoria da UERJ é um grande espaço de cidadania, onde toda a população alvo da Universidade pode fazer as suas manifestações gerais, em termos de solicitações de informações, orientações, reclamações em relação a alguma não conformidade existente dentro da Universidade, como também algumas situações de denúncias e elogios, que nós gostamos de receber e que recebemos de nossos alunos, funcionários e usuários”, explica o Ouvidor.

Notícia publicada em: 01/12/2016