À Comunidade Uerjiana

A Reitoria expressa o respeito às manifestações da comunidade acadêmica, em prol de nossa Universidade e do funcionalismo público estadual. Reiteramos nossa crença de que o diálogo e a transparência de informações são a base para a consolidação de uma Universidade pública, autônoma, forte, democrática, responsável e socialmente referenciada, que atue para o bem-estar de nossa sociedade.

O momento que enfrentamos é o da maior crise financeira de toda a história da UERJ. Não é segredo que os repasses de recursos destinados à manutenção de nossa Universidade não estão ocorrendo, implicando em atrasos no pagamento de fornecedores e prestadores de serviços essenciais ao bom funcionamento da UERJ. Temos, sistematicamente, insistido com as autoridades do Governo do Estado para a reversão desse quadro.

Além das propostas que poderão extinguir direitos dos funcionários públicos do Estado do Rio de Janeiro, todos experimentamos as atuais vicissitudes, com atrasos e parcelamentos no pagamento de nossos salários. Muitos dos servidores da UERJ estão impossibilitados de se dirigir aos seus postos de trabalho por falta de recursos financeiros.

De forma reiterada a Administração Central da UERJ se pronuncia contra qualquer tipo de punição aos servidores que aderirem, de forma responsável, aos movimentos democráticos que se revelem em apoio aos direitos de servidores e a melhoria das condições de trabalho, estudo e pesquisa de nossa universidade.

Solicitamos a todos um olhar sensível neste momento.

Reitoria da UERJ

Notícia publicada em: 23/11/2016