Enem por Escola 2015 classifica o CAp-UERJ entre as melhores escolas públicas do país

O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/CAp-UERJ foi classificado como a 3ª melhor escola pública do Estado do Rio de Janeiro, a partir da consideração da média das provas objetivas, no resultado do “Enem por Escola 2015”, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no dia 4 de outubro e que contempla as 14.998 escolas que cumpriram o critério de ter pelo menos dez alunos participantes do Enem 2015 e ter taxa de participação igual ou superior a 50%.

Ainda de acordo com os dados divulgados até agora, o Colégio de Aplicação da UERJ aparece como a 8ª melhor escola pública do país nos resultados do ENEM, considerando-se a média geral, ou seja, incluindo a nota de redação. Na classificação nacional geral dos resultados da média das provas objetivas, incluindo instituições de ensino públicas e privadas, o CAp-UERJ aparece na 244ª colocação.

“Nós acreditamos que esse resultado, de ser uma das primeiras escolas públicas do Estado, tem muito a ver com o empenho dos docentes, com o investimento que é feito aqui em termos de currículo, da proposta pedagógica que se tem e da seriedade com que os profissionais investem, apesar de tudo. Então esse resultado é muito significativo. Nós não atuamos no sentido de preparar os nossos jovens para as provas externas. A gente atua acreditando que formamos cidadãos críticos, com conhecimento de mundo, com conhecimento de várias áreas do saber, das áreas das humanas, das áreas das ciências e a partir das experiências que eles trazem, mas certamente é um investimento muito grande. Nós temos vários diferenciais em relação a outros colégios, como o horário integral em vários anos de escolaridade", explica Maria Fátima de Souza Silva, diretora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira.

Dentro do contexto apresentado, os dados de desempenho no exame se destacam pela excelência e constituem uma das demonstrações de resistência da comunidade do Instituto à crise pela qual passa a educação pública estadual. Prestes a completar 60 anos de existência (o antigo Ginásio de Aplicação foi criado no dia 1º de abril de 1957), o CAp-UERJ, através das décadas, veio investindo e alargando o horizonte curricular, seja nas disciplinas ligadas às ciências exatas, como também naquelas ligadas à área de humanas, vide os diversos laboratórios e salas ambientes onde os estudantes experienciam as teorias estudadas. Além disso, desde o Ensino Fundamental são integrados aos diversos projetos de Iniciação Científica existentes no Instituto e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e aos de Instituições externas, como a FIOCRUZ.

Em nota, a Direção do CAp-UERJ também declarou que, “apesar de todas as adversidades, estar entre as melhores escolas públicas do país e, não sendo este um objetivo primeiro, liderar o ranking das escolas estaduais do Rio de Janeiro, significa muito para a comunidade capiana. Significa orgulho do seu corpo técnico, dos estudantes e das famílias que acreditam em nosso trabalho. Significa que é necessário continuar, resistir e acreditar na Educação Pública e de qualidade do Rio de janeiro e de nosso país”.

Notícia publicada em: 11/10/2016