Projetos da UERJ são contemplados em edital da FAPERJ


 A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) divulgou ontem, dia 22 de setembro, a lista de projetos contemplados pela edição 2016 do Programa “Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro". Das 204 propostas recebidas pela agência de fomento, foram contemplados 119 projetos nas mais diversas áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Agrárias e Ciências Sociais e Aplicadas.

 

Dentre as 24 instituições contempladas, a UERJ destaca-se com 22 projetos aprovados. Na avaliação das propostas, foram considerados o mérito científico, o caráter multidisciplinar, o escopo multiusuário e o potencial multiplicador do projeto, além da experiência, produtividade em pesquisa e a capacidade de formação de recursos humanos tanto do coordenador quanto dos demais membros da equipe.

 

"Este resultado significa que a UERJ vem se renovando e, de forma cada vez melhor. Este Edital, específico para grupos de jovens pesquisadores, com até 10 anos de defesa de seu doutorado, demonstra o acerto dos concursos realizados pela UERJ, na última década. Tem sido contratados, docentes com alto nível de competitividade em suas respectivas áreas. O resultado mostra uma boa distribuição nas diferentes áreas de atuação da UERJ, tanto nas Ciências da Vida, quanto nas Exatas e Engenharias e, principalmente nas Ciências Humanas e Sociais, com a presença inclusive de grupo de docentes do Colégio de Aplicação da UERJ. Como se trata de um Edital altamente competitivo, aqueles que não conseguiram financiamento, não significa que não tenham mérito para tal. É continuar tentando e mais que tudo trabalhar em colaboração", afirma o Sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Egberto Gaspar de Moura.

 

 



Notícia publicada em: 23/09/2016