DataUERJ 2016 está disponível para consulta

Produzido pelo Núcleo de Informação e Estudos de Conjuntura (NIESC), órgão vinculado à administração central da Universidade, o DataUERJ é o anuário estatístico que reúne dados e indicadores referentes ao desempenho das diversas atividades acadêmicas da UERJ. A edição 2016 do anuário contém 167 quadros de dados institucionais das mais diversas naturezas e quantificados em diferentes recortes.

“O DataUERJ é um instrumento de transparência de informações. Por estar disponível tanto impresso quanto na internet pode ser consultado por qualquer pessoa. Então, qualquer pesquisador da UERJ ou de outra instituição que queira trabalhar com pesquisa sobre a UERJ dispõe de uma quantidade de informações que pode ajudar. Como instrumento de gestão, eu o acho fundamental para auxiliar os nossos dirigentes na formulação de políticas públicas a partir da evolução dos dados de desempenho da instituição”, explica a diretora do NIESC, Lúcia Schmidt.

O anuário é produzido anualmente desde 1994, com um período de interrupção a partir de 2004 e sendo retomado quatro anos depois. O trabalho de confecção do DataUERJ começa com o levantamento dos dados

quantitativos, como explica Lúcia Schmidt: “Nós temos um momento de coleta de dados, iniciada em janeiro, a partir de alguns aplicativos, que vêm sendo desenvolvidos por nós, de captação direta de informações dos maiores bancos de dados institucionais, como o SAG (Sistema Acadêmico de Gestão, com dados referentes à graduação) e os da Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (SR-2). Embora essa captação seja cada vez mais automática, há os bancos de dados pequenos onde não cabe que seja desenvolvido um aplicativo. Então, nós solicitamos essa informação e temos muitos desses pequenos bancos de dados prestando informações. Depois, nós temos um sistema DataUERJ, que fica localizado na Diretoria de Informática (DINFO), no qual inserimos essas informações e ele produz a versão online. Posteriormente, isso é captado para a editoração para que façamos a versão impressa”.

O DataUERJ é distribuído internamente para as unidades administrativas e acadêmicas e enviado também para outras universidades brasileiras; para o governo e secretarias do estado; para deputados estaduais e federais do Rio de Janeiro; para os Ministérios de Educação (MEC), da Cultura (MinC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para agências de fomento como FAPERJ, CNPq e CAPES, além de outras entidades que tenham algum tipo de relação com a Universidade.

No trabalho, desenvolvido pelo Núcleo de Informação e Estudos de Conjuntura, é possível acompanhar também os indicadores capazes de traduzir como evolui a UERJ ao longo do tempo. “Não há dúvida de que a Universidade evoluiu ao longo das últimas décadas. Por exemplo, a titulação dos nossos docentes, atualmente, é de quase 100% de doutores. Nós tivemos uma evolução imensa na área de pesquisa e investigação científica, é um gradiente ascendente. E também estamos aparecendo em alguns rankings internacionais nos quais não aparecíamos”, conclui Lúcia Schmidt.

Consulte aqui a edição completa

Notícia publicada em: 16/09/2016