Nota da Reitoria – Retorno às aulas

Iniciamos o período 2016-1 no dia 29 de fevereiro de 2016, mas, logo no dia 07 de março isso foi interrompido devido à uma greve determinada pelos três segmentos da comunidade uerjiana – docentes, técnico-administrativos e discentes. Nos meses seguintes, muitas negociações ocorreram, junto a diversos Secretários de Estado e Deputados, além do Governador em Exercício, Francisco Dornelles.

Durante todo esse tempo, a Reitoria esteve ao lado dos três segmentos, realizando reuniões frequentes e procurando, na medida do possível, dirimir possíveis dúvidas e intermediar soluções para os pleitos justos que se apresentavam.

Importantes ganhos foram obtidos, mas não foi conseguido tudo que se queria. Contudo, as negociações permanecem, de modo a que possam ser aprofundados os estudos visando ao atendimento de demandas ainda existentes.

Ao mesmo tempo em que os diversos pleitos foram sendo tratados, também se lutava pelo retorno da possibilidade de manutenção da universidade (que também fazia parte das demandas dos três segmentos), por meio do repasse do financiamento aprovado no orçamento para este ano de 2016. Desde o mês de março, vínhamos defendendo que o governo realizasse um repasse emergencial de recursos, associado ao compromisso de um repasse mensal a partir daí.

No final do mês de julho, com a dívida se avolumando ainda mais, nossa demanda de repasse emergencial para a manutenção era de R$ 28 milhões, mas somente R$ 13 milhões foram, enfim, efetivamente repassados, junto ao compromisso de repasse mensal de R$ 10 milhões, a partir do mês de agosto. Esse valor mensal não é tudo que se precisa, certamente, mas poderá permitir que se possa administrar a manutenção que necessitamos até o final do ano.

Durante o recesso imposto pelas Olimpíadas 2016, procuramos realizar obras de manutenção nos banheiros do campus Maracanã, ao mesmo tempo em que conseguimos fazer uma limpeza nos diversos andares e blocos. Isso também ocorreu em outras unidades externas, sobretudo no CAp. Agradecemos à direção do Hospital Universitário Pedro Ernesto pela cessão de alguns funcionários da limpeza durante esse período.

Depois de duas tentativas, sem resultado satisfatório, no dia 17 de agosto tivemos uma empresa vencedora na licitação pública para cuidar da limpeza do campus Maracanã e de mais 13 unidades externas. Durante a última semana, os contratos de pessoal foram realizados, visando à composição das equipes responsáveis por esse trabalho.

Estamos ultimando o que é necessário para reabrir o Restaurante Universitário do campus Maracanã no próximo dia 05 de setembro. Licitações para contratação de condutores de veículos, mão de obra para manutenção da universidade e coleta de lixo, entre outros, serão realizadas, em sua maioria, no decorrer desta semana que se inicia.

O retorno às aulas acontece hoje, 29 de agosto. Acreditamos ter reunido as condições necessárias, não as ideais, para que tudo transcorra em normalidade.

Contamos com a ajuda de todos – estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos – para que possamos, progressivamente, retomar nossas condições plenas para funcionamento e para a recuperação de nosso calendário acadêmico.

Infelizmente, os tempos continuam difíceis, cada vez mais difíceis, e ainda sem que possamos vislumbrar a recuperação das condições financeiras que necessitamos.

A Reitoria permanece à disposição de todos, acreditando que somente com diálogo, transparência e informação se poderá transpor os muitos obstáculos que ainda estão por vir.

Reitoria da UERJ

Notícia publicada em: 29/08/2016