Fórum de Diretores discute retomada dos trabalhos acadêmicos e administrativos da UERJ

O reinício das atividades acadêmicas e a normalização dos serviços essenciais da universidade foram os principais temas discutidos durante reunião ordinária do Fórum dos Diretores da UERJ, realizada nesta quarta-feira (24/08), no auditório da Reitoria. Na ocasião, participaram o reitor Ruy Garcia Marques, a vice-reitora Georgina Muniz, além de sub-reitores, diretores dos centros setoriais, gestores das unidades acadêmicas e dirigentes da administração central.

O professor Ruy abriu o encontro com informes sobre os processos licitatórios para contratação das empresas prestadoras de serviços nas áreas de manutenção e da limpeza nos campi e nas unidades de saúde, mão de obra (ascensoristas e motoristas, entre outros) e de coleta de lixo. Segundo o reitor, a empresa vencedora da licitação de conservação, asseio e limpeza nas unidades acadêmicas, realizada no último dia 17 de agosto, já iniciou a execução dos trabalhos no campus Maracanã e intensificará as frentes de atuação até meados da próxima semana em todas as unidades externas. Já no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e na Policlínica Piquet Carneiro (PPC) haverá a prorrogação emergencial do contrato vigente, por mais dois meses, até que haja a finalização de nova licitação. As demais concorrências e licitações ainda aguardam a conclusão de alguns procedimentos burocráticos. O restaurante universitário retomará as atividades no dia 5 de setembro, já com a nova empresa contratada.

O reitor destacou também que o Governo do Estado efetuou, no final de julho, o repasse emergencial de R$ 13 milhões, quantia utilizada na quitação parcial de dívidas com diferentes fornecedores, referentes a 2015 e 2016. Ainda segundo o professor, há uma expectativa de repasse de mais R$ 10 milhões para custeio a ser depositado ainda esta semana, o que deverá se repetir nos meses finais de 2016.

A sub-reitora de Graduação, Tânia Carvalho Netto, lembrou da prorrogação do prazo de Solicitação de Alteração da Inscrição em Disciplinas (SAID) para o dia 2 de setembro, onde será possível efetuar o cancelamento, a reinscrição ou mesmo a substituição de disciplinas do semestre letivo vigente. A professora reafirmou que as demais atividades previstas no calendário acadêmico atualizado da UERJ, aprovado por unanimidade pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CSEPE), estão mantidas.

Por fim, o reitor e a vice-reitora prestaram esclarecimentos aos presentes sobre o Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA) 42/2016, publicado nesta semana, que regulamenta provisoriamente os serviços jurídicos da UERJ. A medida decorreu da recente decisão do Conselho Universitário (Consun), que revogou atos executivos anteriores relacionados ao funcionamento da Procuradoria Geral da UERJ. O documento prevê que a denominação, a estrutura e as atribuições do assessoramento jurídico e de representação judicial da universidade serão regulamentadas de forma definitiva pelo próprio Consun.

Na última segunda-feira (23/08), as aulas foram retomadas para o 3º ano de Medicina e para o 1º e 2º anos do ensino médio do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp UERJ). O 3º ano do CAp, o 4º, 5º e 6º anos de Medicina e o 10º período de Direito não tiveram interrupção de atividades de ensino durante o período de greve dos segmentos acadêmicos. Na próxima segunda-feira, dia 29, haverá o reinício das aulas para os demais estudantes.

Notícia publicada em: 25/08/2016