Moção contra o Programa Escola Sem Partido

MOÇÃO CONTRA O PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por sua história popular, seu pioneirismo na implementação de ações afirmativas e por se tratar de uma Universidade plural, já abrigou debates e representantes dos mais diversos pensamentos políticos e, nesse sentido, sempre se mostrou disposta a receber as mais diversas opiniões. Como uma das mais principais universidades do país, sempre ratificou a importância do desenvolvimento do pensamento crítico nas universidades e nas escolas. Sendo assim, a UERJ não pode deixar de se posicionar contra o Programa Escola Sem Partido.

O Programa propõe a existência de um método educacional engessado e impossível de se realizar, visto que a busca pela imparcialidade, tanto na educação, quanto em outros setores, geralmente, acompanha uma tentativa de cercear alguma opinião. No Programa Escola Sem Partido, não é diferente: a justificativa base para o Programa é uma crítica ideológica a uma ideologia contrária, tentando vencer o debate pela sua ausência. Na verdade, o Programa visa implementar uma ideologia retrógrada e ditatorial nas instituições de ensino, não a imparcialidade.

O Programa Escola Sem Partido tem uma visão limitada da docência. Encara-se o professor como um profissional, meramente, transmissor do conhecimento aos alunos, não levando em conta a reflexão, a crítica, a dúvida e o questionamento. A docência não se resume somente à transferência de conhecimento e reprodução padronizada de livros didáticos. Professores são também educadores e, por isso, não têm apenas um papel mecânico como profissão, mas, sim, a capacidade de educar jovens e transformar a sociedade em que vivemos.

Nesse sentido, o Conselho Universitário e o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro se posicionam a favor da pluralidade de ideias e debates, e repudiam o Programa Escola Sem Partido e sua tentativa de atrasar, engessar e criminalizar o desenvolvimento do ensino em nosso país.

Conselho Universitário e Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão

Notícia publicada em: 03/08/2016