Moção de Repúdio

MOÇÃO DE REPÚDIO À REDUÇÃO DA PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA E ÀS MEDIDAS DE PRIVATIZAÇÃO E DESRESPONSABILIZAÇÃO DO ESTADO SOBRE AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro vem se manifestar, por meio de seus Conselhos Superiores, de forma a reforçar a recomposição das necessidades orçamentárias da UERJ, nas suas diferentes dimensões, principalmente naquelas mantidas pelo Estado, vabilizando a oferta, continuidade e qualidade das ações de Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Gestão, considerando a devida e indispensável manutenção de sua infraestrutura e a consolidação de sua política de pessoal e de assistência estudantil.

Embora não estejamos entre os causadores da crise moral, econômica e política atual, em função da previsão de redução de receitas da arrecadação estadual, compreendemos o cenário de dificuldades em que vivemos. Todavia, reforçamos que a manutenção e os investimentos na maior Universidade Pública mantida pelo Estado do Rio de Janeiro é uma das principais estratégias para o enfrentamento do cenário policrísico que assola o Rio de Janeiro e o país.

Portanto, justamente pela função social e produtora de conhecimento que a Universidade representa, as suplementações que reconstituirão o orçamento para o ano corrente e para o ano vindouro são prioridades que reivindicamos, superando políticas de sucateamento da capacidade de funcionamento da UERJ.

Em consonância, também combatemos e repudiamos tentativas midiáticas que se aproveitam do cenário de crise para incutir ideias de mercantilização e privatização de Institutições de Ensino Superior Públicas, ao arrepio das conquistas sociais e de determinações constituicionais. Por isso, reforçamos a defesa indelével da Universidade Pública, Gratuita, Democrática, Plural, de Qualidade, Socialmente Referenciada e Autônoma.

Conselho Universitário

Notícia publicada em: 03/08/2016