Nota à comunidade uerjiana

Informamos que no dia 20 de julho de 2016 a Secretaria Estadual de Fazenda pagou R$ 13 milhões em dívidas com diversos fornecedores que realizam serviços de manutenção na UERJ e que, na semana passada, foi firmado compromisso com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para o repasse mensal, a partir de agosto, de R$ 10 milhões, além do pagamento da folha salarial, de bolsistas e benefícios.

Apesar de ser uma boa notícia, pois ao menos receberemos algum recurso para manutenção, não há dúvida de que esses valores ainda serão insuficientes, tanto o liberado emergencialmente quanto o que se promete para os cinco últimos meses de 2016.

Noventa por cento da dívida não foi quitada. Se, já no mês de abril, defendíamos a necessidade de R$ 12 milhões emergenciais, agora, em julho, com o acúmulo de novas dívidas, uma parcela mais significativa de recursos financeiros deveria ser destinada à Universidade. Assim, no início do mês de julho, já vínhamos defendendo uma destinação emergencial de recursos da ordem de R$ 28 milhões, o que não se concretizou.

Com toda a certeza, teremos meses muito difíceis pela frente. Entretanto, ainda assim, se efetivamente cumprido o que se acordou (repasses mensais de R$ 10 milhões, a partir do mês de agosto), poderemos realizar uma administração financeira austera, responsável e sensata que nos permita, progressivamente, retomar as condições mínimas para o desenvolvimento de nossas atividades.

Outra informação importante é que o HUPE, ainda que com atrasos constantes e a necessidade frequente de serem utilizados arrestos financeiros judiciais, vem recebendo R$ 7 milhões mensais, o que tem permitido que suas atividades sejam desenvolvidas com certa normalidade.

Torna-se relevante reiterar que, afora a folha salarial e de bolsas, a UERJ necessita de cerca de R$ 28 milhões mensais para a sua manutenção (R$ 8 milhões para o HUPE e o restante para o Campus Maracanã e para as nossas muitas unidades externas), plenamente de acordo com o orçamento aprovado para este ano de 2016.

A Reitoria da UERJ vem e continuará mantendo negociações constantes com o Governador, Secretários e Deputados, visando conseguir o suprimento de recursos financeiros que garantam a normalização dos serviços essenciais da universidade.

Notícia publicada em: 25/07/2016