Reitoria e comando de greve estudantil se reúnem

O avanço na discussão coletiva das pautas internas do corpo discente da UERJ foi tema de um encontro entre o reitor Ruy Garcia Marques, a vice-reitora Georgina Muniz, o chefe de Gabinete Roberto Dória e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do comando de greve estudantil, no último dia 7 de julho, na sala de reuniões da Reitoria.

Na ocasião, foram debatidas questões relativas a várias unidades acadêmicas e temas de interesse específico do ensino fundamental, médio e da graduação. Entre os temas abordados na reunião estão a criação de transporte intercampi no trecho CAp-Maracanã, a implementação de uma política de moradia estudantil, a execução do projeto da creche universitária, a reavaliação dos critérios de concessão do auxílio permanência, a prestação de serviços terceirizados na universidade, a reabertura do restaurante universitário, as melhorias de infraestrutura, de conservação, de reestruturação do espaço físico e de acessibilidade nos campi externos, entre outros assuntos.

Os estudantes propuseram a criação de um grupo unificado e permanente de trabalho para o aprofundamento e a análise de viabilidade técnica de cada uma das pautas apresentadas, o que foi prontamente aceito. O próximo passo será a indicação dos nomes de ambas as partes e, posteriormente, o planejamento dos encontros do grupo de trabalho.

O reitor Ruy Garcia Marques apresentou a atual situação financeira da UERJ e expôs as necessidades mínimas para garantir o funcionamento até o final do ano. Segundo ele, a dívida da universidade já ultrapassa os R$ 150 milhões e, com exceção do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), não houve, em 2016, liberação de verba específica para honrar compromissos financeiros com empresas prestadoras de serviços terceirizados.

O reitor informou ainda que já existe uma empresa habilitada para a retomada das atividades do restaurante universitário e que todos os trâmites burocráticos estão sendo agilizados para que a reabertura ao público ocorra o quanto antes.

Notícia publicada em: 11/07/2016