UERJ inaugura exposição Visitantes


O Departamento Cultural da UERJ apresentará no dia 15 de setembro, às 18h30, na Galeria Cândido Portinari, a segunda edição da exposição Visitantes, fruto do Programa de Extensão Artistas Visitantes. Criado em 2001, o programa, proposto pela Sub-Reitoria de Extensão e Cultura, é coordenado pelo Departamento Cultural, com aprovação no Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UERJ.

 

A exposição Visitantes tem o objetivo de ampliar o campo de ação da universidade na medida em que revela a produção de artistas atuantes na sociedade mais ampla, não necessariamente vinculados à vida acadêmica. Alberto Kaplan e Antônio Spírito Santo serão os expositores da mostra que se caracteriza pelos diferentes estilos dos artistas, o que pode ser atribuído aos seus distintos contextos culturais de origem.

 

Alberto Kaplan, formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ, dedica-se há mais de trinta anos à prática artística, ao ensino da arte e à curadoria de exposições. Desenvolve um trabalho com artes plásticas, que se destaca pela linguagem da aquarela. Kaplan ministra as oficinas de História da Arte no séc. XX e Linguagem da Aquarela, no Centro Cultural da UERJ.

 

Antonio Spírito Santo, músico e arte-educador, iniciou sua vida artística em teatro, nos subúrbios cariocas, como cantor e compositor. A pesquisa musical aproximou-o dos cancioneiros de garimpos e de congadas mineiras, decorrendo daí a criação do grupo musical Vissungo, que o incentivou à construção de instrumentos musicais com sonoridades específicas. Spírito Santo ministra a oficina Musikfabrik, no Centro Cultural da UERJ, onde desenvolve a prática de construção de instrumentos musicais.

 

UERJ/SR-3/Decult apresentam:

Exposição Visitantes
Local
: Galeria Cândido Portinari
Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Tel.: (21) 2334-0728 / 0114

 

Abertura: 15 de setembro de 2010, quarta-feira, às 18h30
Visitação: até 22 de outubro de 2010
De: segunda a sexta, das 9h às 20h
ENTRADA FRANCA



Notícia publicada em: 08/09/2010