Administração Central se reúne com o Comando de Greve

Atendendo à solicitação do Comando de Greve, a Reitoria da UERJ convocou uma reunião para a manhã desta quinta-feira (30/06), da qual participaram o Reitor Ruy Garcia Marques; a Vice-Reitora Georgina Muniz; o Diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), Edmar Santos; o Diretor da Policlínica Piquet Carneiro (PPC), Luís Cristóvão Pôrto; a Procuradora-Geral da Universidade, Rose Melo Vencelau; os diretores dos quatro centros setoriais; docentes de unidades de saúde da UERJ, sobretudo do HUPE; e integrantes do Comando de Greve.

Presidida pelo Reitor, a reunião teve como objetivo discutir a liminar exarada pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro relativa à manutenção das atividades nas unidades de saúde da UERJ. A decisão foi tomada após assembleia dos servidores técnico-administrativos que decidiu, entre outros, pela implantação de “mapa cirúrgico Zero” no Hospital Universitário Pedro Ernesto, a partir do dia 27 de junho, haja vista o não pagamento da segunda parcela dos vencimentos referentes ao mês de maio.

“Todos que me conhecem sabem que eu não estou feliz por termos caminhado para essa decisão que foi tomada por nós. Não é o meu jeito habitual de agir, mas se eu não agisse dessa forma eu estaria sendo negligente. E o reitor desta Universidade não pode ser negligente a respeito disso ou de qualquer outra coisa. Eu quero crer, acredito mesmo, e peço encarecidamente a todos que essa reunião de hoje seja encarada como um caminho inicial rumo a uma conciliação que esperamos levar pronta para a reunião de conciliação no Tribunal de Justiça”, ressaltou Ruy Marques ao final da reunião, referindo-se à Audiência de Conciliação entre a UERJ e o SINTUPERJ, que será realizada no dia 5 de julho.

Por ser o acesso à saúde um direito fundamental e pela suspensão dos atendimentos colocar em risco a vida e a saúde da população, a UERJ obteve uma liminar do Tribunal de Justiça que determinou a retomada das atividades prestadas com o imediato retorno dos servidores às suas atividades, sob pena de multa diária, visto que não houve a demonstração de que as atividades de greve tenham caminhado para a falta da manutenção de atendimento mínimo à população.

O coordenador geral do Sintuperj, Jorge Lemos (Gaúcho), disse que a orientação que recebeu do representante jurídico do Sindicato foi a de acatar a liminar e, nesse sentido, distribuiu uma nota, a qual está reproduzida abaixo, na íntegra.

Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais - RJ

SINTUPERJ

Fundado em 31 de outubro de 2000

Ofício n° 208/SINTUPERJ/2016                                                               Rio de Janeiro, 30 de junho de 2016

Referência de Comunicação de Decisão Judicial

Ao Magnífico Reitor da UERJ

Prof. Ruy Garcia Marques

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais - SINTUPERJ, vem comunicar, que por determinação judicial, as atividades dos servidores da área de saúde e administrativa do Hospital Universitário Pedro Ernesto - HUPE e da Policlínica Piquet Carneiro - PPC, deverão ser restabelecidas conforme decisão judicial em anexo. A motivação do presente visa previnir responsabilidades, tendo em vista que na citada decisão foi cominado multa diária no patamar de R$ 50.000,00, o que infere em constrição no patrimônio da entidade.

Sem mais para o momento, Saudações Sindicais!

Atenciosamente,

Diretoria Executiva do SINTUPERJ

Quadriênio 2015/2018

SINTUPERJ

Rua São Francisco Xavier, 524

CNPJ: 04.617.845/0001-81

“A população não pode ser duplamente penalizada, uma vez pela crise pela qual todos nós passamos e uma segunda vez por outra que nós mesmos viemos a agravar com nossas ações. Desde o primeiro momento eu busquei o diálogo internamente e com as entidades representativas, tanto que fizemos várias reuniões para discutir o momento crítico do Hospital. Por isso, são duas as intenções da liminar deste momento: restabelecer o diálogo, porque ninguém dialogou com a direção do hospital para interromper o funcionamento total do Centro Cirúrgico, e, além do diálogo, restabelecer o mínimo de governabilidade, dentro do compromisso ético do que podemos ou não podemos fazer”, declarou o diretor do HUPE, Edmar Santos.

Notícia publicada em: 30/06/2016