Moção dos Conselhos Superiores em resposta a extinção do MCTI

Em resposta a extinção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CSEPE) e o Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro vêm se manifestar no sentido de que este processo seja revertido. Muitos argumentos podem ser oferecidos, mas acreditamos que o crescimento da produção científica e tecnológica do País, em muito impulsionado pelo MCTI em suas diversas ações, fala por si próprio.

Justamente em momentos de crise como os que enfrentamos, como observado em situações semelhantes, em diversos países, acreditamos que a melhor ação a ser tomada seria em direção oposta: incentivar, ainda mais, o setor científico e tecnológico, buscando soluções às questões apresentadas.

A nossa comunidade universitária considera, portanto, a citada extinção um retrocesso e um prejuízo à sociedade e junta sua voz a muitas outras em apoio ao restabelecimento do MCTI.

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão

Conselho Universitário