Estudantes e Reitoria discutem melhorias para UERJ

O reitor Ruy Garcia Marques e a vice-reitora Georgina Muniz receberam, no dia 11 de maio, representantes do comando de greve estudantil para discutir coletivamente soluções para questões de interesse do corpo discente de diferentes unidades acadêmicas da UERJ.

Realizado na sala de reuniões da Reitoria, o encontro tratou de temas comuns e também específicos dos estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação. Na ocasião, foram pleiteados o pagamento dos salários atrasados dos funcionários das empresas terceirizadas, o reforço na segurança no campus Maracanã, a reabertura do restaurante universitário e a posterior expansão do serviço para outros campi, o fim da reavaliação socioeconômica para alunos cotistas, entre outros assuntos.

Os alunos destacaram a postura da administração central da UERJ de investir no diálogo permanente com os diferentes segmentos acadêmicos e reivindicaram encontros frequentes e um canal direto de relacionamento, o que foi prontamente atendido. Na ocasião, ficou definida ainda a criação de um grupo de trabalho para rediscutir os critérios que garantem a concessão do auxílio permanência aos estudantes da graduação. O professor Ruy aproveitou a oportunidade para expor todas as dificuldades enfrentadas pela UERJ para honrar compromissos financeiros assumidos com empresas prestadoras de serviço desde o ano passado, situação esta provocada pela atual crise financeira do Estado do Rio.

O reitor da UERJ também anunciou que está trabalhando numa solução administrativa de curto prazo para garantir a reabertura do restaurante universitário do campus Maracanã e anunciou que o auxílio permanência passará também a beneficiar os estudantes do CAp. Já a vice-reitora Georgina Muniz informou ao grupo os primeiros resultados preliminares das vistorias realizadas nas unidades externas, visitadas recentemente, onde estão sendo observadas as necessidades de melhorias de infraestrutura, de conservação, de reestruturação do espaço físico e de acessibilidade, incluindo a viabilidade de implantação de um restaurante universitário.

Notícia publicada em: 16/05/2016