Atividades educativas e culturais são promovidas em defesa da UERJ e do HUPE

Com a Concha Acústica lotada, o festival "UERJ HUPE Resistem" reuniu alunos, professores, funcionários terceirizados e profissionais do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) com o objetivo de promover um espaço cultural de reflexão política em defesa da Educação e da Saúde Pública no Estado do Rio de Janeiro.

O encontro cultural teve a participação de Dado Villa Lobos, de Pedro Luiz, do grupo Passinho Brazil, da Bateria Demônios da Uerj, do cantor Tico Santa Cruz e do DJ Dom Coimbra.

Comunidade uerjiana se une em ato na Praça Mauá

Servidores técnico-administrativos, docentes e alunos promoveram um ato-feira na manhã de sábado, dia 30 de abril, na Praça Mauá, próximo ao Museu do Amanhã. No evento, organizado pela Associação de Docentes da UERJ (Asduerj), foram expostos à população os serviços gratuitos oferecidos pela Universidade, além de ter sido realizada uma aula pública sobre “Educação ambiental crítica e o combate ao discurso da sustentabilidade no capitalismo”, pelo professor da Faculdade de Educação, Leonardo Kaplan.

“Esse ato tem um duplo objetivo, primeiro mostrar à população alguns dos inúmeros serviços que a instituição presta à população do Rio de Janeiro, seja na área de saúde, tecnológica ou de ciências humanas, mostrando que, não obstante o corte de recursos e a redução do orçamento previsto para a Universidade, nós continuamos a resistir dentro das mais adversas condições. Por outro lado também, fazer uma denúncia pública da política que o Governo do Rio de Janeiro tem adotado na condução do serviço público como um todo, não apenas a parte salarial, que culminou recentemente com suspensão do salário dos aposentados e pensionistas, mas, sobretudo, no investimento e manutenção dos serviços prestados pelos servidores à população do Rio de Janeiro, em particular a UERJ, uma das mais atingidas junto com o HUPE. É imprescindível que a população saiba o que há de bom dentro desta Universidade e discernir com maior clareza ainda o quão imprescindível é investir nestas áreas”, explica Luiz Ricardo Leitão, professor do CAp-UERJ e membro do comando de greve da Asduerj.

Mostrar à população do Estado do Rio de Janeiro a relevância da UERJ no cenário acadêmico nacional, apresentando alguns dos projetos de pesquisa e extensão realizados na Universidade, foi uma das razões que levou Danielle de Mendonça Henrique, professora da Faculdade de Enfermagem, a participar do ato: “A Universidade tem vários projetos de extensão que são voltados à comunidade, temos vários estudos que também têm esse foco de transformar as nossas ações científicas em algo voltado à população. O que nós queremos é ter a adesão da comunidade para essa questão da Universidade, porque, às vezes, a gente ouve falar na mídia, mas não sabe realmente o grande problema que estamos enfrentando. Por isso, queremos que a população veja a importância da Universidade e o quanto que nós podemos estar contribuindo, especialmente para a saúde da população. ”

Aluno do 4º período de odontologia, Dênis Nogueira Machado também acredita que conquistar o apoio da população é imprescindível para que sejam mantidas as políticas de fortalecimento da Universidade: “Esse ato mostra uma resistência nossa, contra o sucateamento e a precarização que o Estado está impondo para a gente e para mostrar a população e trazer a opinião pública a nosso favor, mostrando que, embora estejamos em greve, nós não estamos parados, e que estamos nos mobilizando para lutar por direitos que são nossos, de estudantes, professores e técnicos da UERJ, e também de toda população.”.

Através da feira, alunos e professores dos cursos de odontologia, enfermagem, serviço social e medicina fizeram diversas oficinas para tirar dúvidas dos cariocas e turistas que passavam pelo local. Em vários estandes foram abordados assuntos como hanseníase, primeiros socorros em queimaduras, direitos da infância e juventude, educação sexual, direitos reprodutivos, tuberculose, além de orientações sobre saúde bucal e sobre o sistema de reserva de vagas (cotas) da UERJ, no qual a Universidade é pioneira.

Notícia publicada em: 06/05/2016