
Curso de extensão A Biofísica do Canto Coral
O curso gratuito, de 32h, será ministrado às 4as feiras, de 12h30 às 14h30, na sala 3.126F, no período entre 30 de abril e 19 de setembro (não haverá aula no recesso de junho).
Objetivos
O objetivo principal do curso é mostrar como a Física corporal e geral auxilia no desenvolvimento do canto coral. As pessoas serão treinadas primeiro a entender o que é a afinação individual e coletiva. Com um pequeno repertório estimularemos o canto a 4 vozes.
Metodologia
Inicialmente faremos a seleção das vozes (ouvintes e cantantes). Após essa fase faremos quartetos vocais com a finalidade de mostrar a cada aluno a importância da sua voz. A teoria e a prática musicais serão apresentadas concomitantemente a fim de mostrar a importância da relação entre os dois aspectos. Também, para reforçar a parte auditiva, executaremos ditados rítmicos e melódicos. Será feita uma exposição dos fundamentos da Acústica, principalmente da Acústica Musical e dos aerofones, visando o estudo da Física da voz. Serão apresentados alguns experimentos de Acústica para aprofundar os fenômenos apresentados. Os alunos serão orientados no sentido de assimilação da linguagem musical para que se entenda Música. Por analogia a linguagem musical será comparada à linguagem do dia-a-dia. Pretendemos criar ligações com a Física, a Matemática, A Biologia e a História, mostrando a importância do estudo dessas áreas no âmbito da Arte em geral e musical.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão
A Música, há muito tempo, vem sendo usada como elemento motivador para a compreensão de outras áreas do conhecimento. Isto podemos detectar em Einstein (violino), Schopenhaeur (flauta), Nietzche (piano). Logo se conclui que a Música não é só divertimento mas fator motivador que sugere a necessidade de sempre ampliar os conhecimentos. Eles usavam a Música como um processo intelectual que disfarça o objetivo principal: a teoria da Relatividade e as teorias do Pessimismo. No nosso caso a Música será usada para pesquisar a Física (Acústica Musical). Já possuímos alunos que pesquisam nessa área de Acústica Geral e Musical.
Especificamente temos um grupo de cordas, chamado Vierzhen Streichen, que se propõe a estudar os cordofones friccionados (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Através do curso de extensão proposto aqui, usando a voz, procuramos mostrar a relação Física-Matemática-História-Biologia para um público amplo, que envolve a comunidade universitária e a comunidade em geral. Através do curso de Biofísica do Canto Coral vamos mostrar a necessidade de cuidar do próprio corpo, que no caso é o instrumento musical. Os alunos de todas as áreas do conhecimento poderão ser inicializados e orientados no sentido do uso da voz, principalmente para aqueles que a usam ou usarão no seu trabalho.
Notícia publicada em: 11/04/2014
