Exposição Costurando a Vida


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro inaugura, no dia 4 de setembro, quarta-feira, às 18h30, a exposição Costurando a vida. Estendendo-se até 4 de outubro, a mostra acontece na Galeria Gustavo Schnoor, localizada no Centro Cultural da Uerj, e tem como temática as confecções de vestuários de Nova Friburgo, cidade cuja principal atividade produtiva encontra-se nesse setor.

 
A totalidade da oferta de trabalho gerada no Polo de Moda Intima de Nova Friburgo estima a geração de 20.000 postos diretos e indiretos, numa população de aproximadamente 180.000 pessoas, podendo ser muito maior, se consideradas as ocupações informais e os contratos temporários, de difícil mensuração. O faturamento anual é de R$ 600 milhões. Tal produção  corresponde a 25% da produção nacional.


Elaborada pelo professor adjunto da  Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Nova Friburgo, Dr. André Laino, essa exposição pretende revelar aspectos sociais, tecnológicos, estéticos, de conhecimentos e cognitivos que remetem às estruturas de classes sociais, sua reprodução e conflito, presentes nas atividades do setor de confecção friburguense. Pelo viés de uma perspectiva histórica, a referida mostra exibirá equipamentos, peças confeccionadas, fotos e vídeos, de tempos diversos, situando-a no campo da sociologia do trabalho.
 
Exposição
Costurando a vida

Local:
Galeria Gustavo Schnoor
Centro Cultural da Uerj
Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã


Tel.:(21) 2334 0114
Abertura:4 de setembro de 2013, quarta-feira, às 18h30
Visitação:até 4 de outubro de 2013
De:segunda a sexta, das 9h às 20h


ENTRADA FRANCA

 



Notícia publicada em: 20/08/2013