UERJ inaugura exposição “Dedeísmo”
A Galeria Candido Portinari, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, inaugura a exposição Dedeísmo no dia 4 de julho, quinta-feira, às 18h30. A mostra traz obras da artista Maria Andréa Loyola, ou Dedéa, como prefere ser identificada, e se estende até 9 de agosto.
O nome da exposição remete ao apelido atribuído à sua fundadora quando ainda bebê, e que perdura em seu meio familiar, além de fazer referencia ao Dadaísmo, que serviu de base para o surgimento de inúmeros movimentos artísticos - surrealismo, arte conceitual, pop art e expressionismo abstrato. Ao contrário deste, no entanto, o Dedeísmo é um movimento individual e localizado.
Em sua trajetória acadêmica, Maria Andréa ocupou importantes cargos no Governo Federal, como Presidente da CAPES, e na administração da UERJ, como Sub-reitora de Pós-graduação e Pesquisa. Seu trabalho artístico prima pela espontaneidade, liberdade, ironia, humor e acaso. Na mostra, estarão expostas cerca de 30 obras, entre assemblages (colagens com objetos e materiais tridimensionais) e esculturas.
Exposição "Dedeísmo"
Local: Galeria Candido Portinari - UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 ? Maracanã
Tel.:(21) 2334 0114
Abertura: 4 de julho de 2013, quinta-feira, às 18h30
Visitação: até 9 de agosto de 2013
De: segunda a sexta, das 9h às 20h
ENTRADA FRANCA
Notícia publicada em: 18/06/2013