EDUERJ/2012 - Novos lançamentos na área de Letras


Um dos desafios colocados ao estudo da literatura brasileira na universidade é fazê-la dialogar com a produção literária de outros países, outras culturas, outras línguas.

 

Nesse sentido, a EdUERJ vem investindo em publicações na área de Letras que abordem nossa literatura em perspectiva comparada. Em dezembro de 2012, estamos lançando duas obras relevantes nessa linha, produzidas por destacadas representantes da melhor crítica universitária atual: Literaturas da floresta – textos amazônicos e cultura latino-americana, de Lúcia Sá (brasileira, professora de Estudos Brasileiros na Universidade de Manchester), e A experiência opaca: literatura e desencanto, de Florencia Garramuño (argentina, diretora do programa de Cultura Brasileira da Universidad de San Andres, em Buenos Aires).

 

 O livro da professora Lúcia Sá coloca em jogo narrativas literárias cultas brasileiras e hispano-americanas, junto com o legado narrativo das culturas indígenas, a fim de pensar historicamente o espaço literário amazônico como entidade latino-americana, para além das fronteiras do Brasil.

 

 Já a obra da professora Garramuño aborda a cena contemporânea da literatura sul-americana, com foco no Brasil e na Argentina, no período da transição pós-ditaduras no continente (a partir dos anos 1980), oferecendo uma sofisticada e elucidativa visão das questões teóricas e estéticas da época, com base em notáveis leituras críticas de vários autores, destacando-se as inovadoras abordagens de Juan José Saer (argentino), Silviano Santiago (brasileiro), Nestor Perlongher (argentino-brasileiro) e Ana Cristina Cesar (brasileira). Trata-se de livro instigante, índice e testemunho do modo de pensar e ler de toda uma geração universitária formada naquele período.

   
 A EdUERJ convida para o primeiro evento de lançamento dessas duas obras: mesa-redonda no Instituto de Letras da UERJ, terça-feira, 11/12, às 18:30h, com a presença das autoras.


Na quarta-feira, 12 de dezembro, às 19h, haverá coquetel e autógrafos por ocasião da inauguração da Casa Dirce Côrtes Riedel, na Rua das Palmeiras, 82, Botafogo.
 



Notícia publicada em: 27/11/2012