Exposição La Città Dolente


No dia 17 de outubro, quarta-feira, às 18h30, a Galeria Candido Portinari, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, irá inaugurar a exposição La Città Dolente, composta por fotografias dos artistas Salvino Campos, brasileiro, e Peter de Ru, holandês.

A mostra estará disponível para visitação até 21 de novembro e conta com a curadoria de Peter Cottino, Mario Franco e Maurizio Siniscalco.

Nascido em Minas Gerais, em 1970, Salvino iniciou sua vida profissional em 1992, tendo atuado nas áreas de propaganda e moda. Desde 2000, reside em Nápoles, berço de sua carreira artística. Já apresentou exposições individuais no Museu da Imagem e do Som (São Paulo), no Museo di Capodimonte (Nápoles, Itália), entre outras, e participou de coletivas em espaços como o Palazzo Zenobio (Veneza, Itália).

Radicado na Suécia desde 1969, Peter começou a atuar como fotógrafo profissional em 1975.

Sua obra está presente em diversas instituições no país, como no Nobel Museum, no Karolinska Hospital e, desde 2011, no National Museum in Stockholm.

Apresentou sua arte em exposição individual no Art Centre Bejing (Pequim, China), além de em diversas galerias suecas, e esteve em coletivas na Europa e Ásia.

 “La Città Dolente” é trazida ao público brasileiro em uma parceria entre a Associazione Culturale ArteAs de Maurizio Siniscalco, a Fondazione Axel Munthe e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Serão expostas 32 fotografias que retratam o tema dignidade, inspiradas no livro “Cartas de uma cidade dolorosa”, de Axel Munthe. 

 
Exposição La Città Dolente

Local: Galeria Candido Portinari - UERJ

Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã

Tel.: (21) 2334-0728 / 0114

Artistas: Salvino Campos e Peter de Ru

Curadoria: Peter Cottino, Mario Franco, Maurizio Siniscalco

Com o Patrocínio de: Embaixada da Itália no Brasil, Momento Itália Brasil 2011-2012, Embaixada da Itália na Suécia, Embaixada da Suécia na Itália, Cidade de Paraty, Cidade de Capri, Consulado da Suécia na Itália

Abertura: 17 de outubro, quarta-feira, às 18h30

Visitação
: 17 de outubro a 21 de novembro

De
: segunda a sexta, das 9h às 20h

ENTRADA FRANCA



Notícia publicada em: 03/10/2012