Exibição de filmes e debate sobre contação de histórias, na UERJ


No próximo dia 30 de agosto, a COART (Coordenadoria de Artes e Oficinas de  Criação) irá oferecer uma exibição dos filmes “Contando na Ilha”, nas  edições Cuba e Ilha Grande. Após a  mostra, haverá um debate com a contadora  de histórias Carolina Barberan, o músico Daniel Belion e seus convidados. O  evento, que faz parte do “Projeto Lançamento” acontecerá no Auditório Cartola, no Centro Cultural da UERJ, com entrada franca. “Contando na Ilha - contando histórias e reconhecendo o imaginário local” foi um projeto elaborado com o intuito  de realizar apresentações de “contação” de histórias em vilas da Ilha Grande, em Angra dos Reis, no sul do estado do Rio de Janeiro. Durante o período das apresentações foram coletadas diversas histórias dos moradores destas vilas, em que foi  possível reconhecer um pouco de seus modos de vida e de ideais. Toda a experiência foi documentada e o material recolhido foi utilizado para compor um filme e um livro, homônimos ao projeto. Esta experiência realizada por Carolina Barberan em parceria com Daniel Belion, foi contemplada com o edital de seleção pública de Micro projetos Culturais de 2011, e contou com o apoio do ECOMUSEU Ilha Grande/UERJ e da Secretaria de Educação de Angra dos Reis.


Em uma outra edição de "Contando na Ilha" a mesma dupla foi à Havana para contar histórias e compartilhar experiências sobre os saberes da narrativa oral, no XV Festival de Oralidad Escénica BarrioCuento. Carolina Barberan é contadora de histórias e produtora cultural, é concluinte do bacharelado em História da Arte pela UERJ. Desde 2007 desenvolve projetos acerca da narração oral, de ações culturais para o público infantil e oficinas e laboratórios através das ferramentas da arte - educação. Daniel é músico, artista visual e pesquisador mestrando em Artes Visuais, na linha Arte, Cognição e Cultura, do Instituto de Artes da UERJ e também formado em Marketing Cultural e Produção de Eventos pela ESPM-RJ. Ambos gerem a editora e produtora Belionbarberan.


O evento contará com a presença dos professores Ricardo Lima, doutor em  Antropologia Cultural pela UFRJ, além de diretor do Departamento Cultural  da UERJ e, ainda, Aldo Victorio  Filho, mestre e doutor em Educação pela  UERJ e vice-diretor do Instituto de Arte/UERJ.  Ambas as experiências serão apresentadas através dos filmes produzidos e  após a exibição a dupla estará aberta para partilhar suas experiências com o público presente. Lembrando que às 17h30 haverá a distribuição de 70 senhas para o público. A entrada é franca.

 

UERJ/SR-3/DECULT/COART apresentam:


Projeto Lançamento - Exibição dos Filmes Contando na Ilha
Data
: 30 de agosto
Horário: 18h
Local: Auditório Cartola - Centro Cultural da UERJ
São Francisco Xavier, 524, Maracanã


Distribuição de 70 senhas às 17h30
Informações:  21 2334-0625


Entrada Franca

 



Notícia publicada em: 22/08/2012