Exposição Cambio y Permanenci​a


No  dia 28 de agosto, terça-feira, às 18h30, a Galeria Candido Portinari, da  Universidade do Estado do Rio de Janeiro, irá inaugurar a exposição “Cambio y Permanencia”, composta por  obras do artista costa-riquenho Miguel Hernández. A mostra, iniciativa do Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura, em parceria com o Núcleo de Estudos das Américas, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UERJ, se estende até o dia 27 de setembro.


Nascido em Heredia, em 1961, Miguel tornou-se um conceituado artista em seu país devido ao extraordinário domínio das técnicas de desenho, tendo, inicialmente, por temática o corpo humano. Nos últimos anos, dedicou-se a retratar formas de expressão associadas à fantasia e sonhos, expondo temas como a violência, camuflada em armas letais feitas de objetos inofensivos, e cotidianos, que ocultam ou disfarçam o objeto violento  por trás de uma aparência enganosa.


Esta  exposição privilegiará a experimentação de Hernández na pintura com a fumaça obtida de candelabros e velas sobre telas e outros suportes. A técnica é inspirada pelo singular  rocesso criativo de Woljgang Paalen, austríaco que participou do movimento surrealista, caracterizado pela pintura com elementos não usuais, pela representação de formas baseadas na fantasia e pela busca da perfeição de desenhos e cores.


Exposição: Cambio y Permanencia


Local: Galeria Candido Portinari- UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Tel.: (21) 2334-0728 / 0114
Abertura: 28 de agosto, terça-feira, às 18h30
Visitação: 28 de agosto a 27 de setembro de 2012
De: segunda a sexta, das 9h às 20h


ENTRADA FRANCA

 

 

 



Notícia publicada em: 22/08/2012