Exposições de fotografias


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro oferecerá boas opções de programa aos apreciadores da arte da fotografia neste mês de maio. No próximo dia 10, quinta-feira, às 19h, no Centro Cultural, serão inauguradas, simultaneamente, duas exposições do gênero, postas em contraste por suas temáticas e momentos. Enquanto a Galeria Gustavo Schnoor receberá a mostra O Filho da Serpente Encantada – fotografias de Ermanno Stradelli, o Salão 1 estará ornamentado pela RioJovem, ambas com visitação prevista até 8 de junho.
 

O Filho da Serpente Encantada – fotografias de Ermanno Stradelli

       A exposição faz parte da programação cultural vinculada ao Momento Itália/Brasil, iniciado em 2011 com a celebração dos 150 anos de unificação do país europeu, que exalta a relaçãoentre os dois países, evidenciada pela grande presença italiana em nossas terras. A mostra é composta por 28 fotografias de autoria do explorador e etnógrafo Ermanno Stradelli, em registro de suas andanças em terras amazônicas,retratando tanto paisagens quanto os povos que ali habitavam.

       Nascido na então província de Piacenza, atual Parma, em 1852, Stradelli se notabilizou por seu trabalho de exploração realizado na Amazônia e sua atuação junto aos povosindígenas. Organizador de vocabulários de línguas faladas naquela região, traduzindo-os para o português, tem na transcrição e estudo do mito de Jurupari, presente em diversas lendas amazônicas, uma de suas principais obras. Após sua primeira passagem pelo Brasil, entre 1879 e 1884, Ermanno retornou ao país em 1893, naturalizando-se, e aqui residiu até 1926, data de sua morte. O título da exposição faz referência a um documentário biográfico do explorador, realizado pelo cineasta italiano Andrea Palladino.


RioJovem

       A mostra faz parte do projeto RioJovem, que já resultou em milhares de fotografias que traçam um amplo perfil dos hábitos, das sociabilidades e dos sentimentos do jovem carioca. Iniciado em 2009, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ), a ação é realizada no âmbito do ensino da fotografia e das artes em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, onde essas atividades são oferecidas no currículo acadêmico como disciplinas obrigatórias e permanentes. Busca-se, por meio da prática da fotografia, ampliar, não só os olhares, mas também as mentes e os espíritos dejovens em formação.

       O Centro Cultural da UERJ receberá uma seleção de aproximadamente 100 imagens, produzidas em 2010 e 2011, por alunos do 9º ano do Ensino  Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, que receberam como tarefa “apontar suas câmeras para a juventude do Rio de Janeiro”, revelando em suas perspectivas uma etnografia expressiva e artística da cultura jovem. A curadoria é dos professores Dr. Andreas Valentin, também fotográfo, e Karin Scarpa.

 

O Departamento Cultural da UERJ apresenta:

Exposição O Filho da Serpente Encantada – fotografias de Ermanno Stradelli

Local: Galeria Gustavo Schnoor – Centro Cultural da UERJ

&

Exposição RioJovem

Local: Salão 1 – Centro Cultural da UERJ
 
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã

Tel.: (21) 2334-0728 / 0114

Abertura: 10 de maio, quinta-feira, às 19h

Visitação: 10 de maio a 8 de junho de 2012

De: segunda a sexta, das 9h às 20h


Entrada Franca



Notícia publicada em: 24/04/2012