Debate sobre Loucura e Arte


O Departamento Cultural da Sub-reitoria de Extensão e Cultura da UERJ promove às 18h do dia 27 de outubro de 2010 o seminário O homem, a arte e a psicanálise: confluências, no auditório 11033 do Instituto de Artes da UERJ. O evento conta com o financiamento da FAPERJ.

O objetivo principal do seminário é reunir pesquisadores das áreas de artes e ciências humanas para discutirem as relações entre a psicanálise, as instituições psiquiátricas e a comunicação visual.

O papel das instituições de tratamento onde os chamados loucos são internados também fará parte do seminário, tendo em vista que o evento contará com a participação das pesquisadoras Luciana Hidalgo, doutora em Literatura Comparada pela UERJ, Patricia Burrowes, doutora em Comunicação pela UFRJ, que são autoras de livros sobre Bispo do Rosário –  artista plástico que durante décadas viveu na Colônia Juliano Moreira – e também da doutora em História da Arte pela PUC RJ e técnica do IPHAN Carmen Maia, que durante alguns anos trabalhou com o acervo do Museu do Inconsciente, no bairro carioca do Engenho de Dentro.

A função da arte no tratamento dessas pessoas, cuja existência se dá dentro dos muros de manicômios, será parte importante do debate; a arte salva? Ela cura? Ou é apenas um meio de expressão sem demais comprometimentos com a readequação destes “desviantes” à sociedade? Para ajudar na análise destas questões, o professor do ART UERJ Marcelo Campos, doutor em Artes Visuais, foi convidado para mediar o encontro.

UERJ SR3 – DECULT e Instituto de Artes apresentam:
Seminário O homem, a arte e a psicanálise: confluências


Data: 27 de outubro
Horário:18h
Local: auditório 11033 do Instituto de Artes da UERJ, 11º andar.
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Tel: 2334-0728 / 0938
ENTRADA FRANCA
 



Notícia publicada em: 21/10/2010