Roda de Terapia Comunitária
As Rodas de Terapia Comunitária são uma atividade do Projeto de Extensão “Terapia Comunitária” do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da UERJ.
A Terapia Comunitária (TC) é uma metodologia de trabalho em grupo de caráter preventivo, não curativo. Diferencia-se muito de uma terapia de grupo “tradicional”, já que trabalha com um tema eleito pelo grupo, a cada encontro, e não com as situações vivenciadas pelos participantes.
Nosso trabalho tem como objetivo oferecer a comunidade de estudantes da UERJ um fórum permanente de encontro para a troca de experiências de vida e criação de laços de solidariedade a fim de que os participantes das Rodas de Terapia possam construir uma rede de relações grupais que se configurem em rede de apoio e desenvolvimento individual e comunitário.
Os grupos são abertos (limitado o número de participantes apenas pela configuração do espaço físico), havendo a possibilidade de variação de participantes a cada encontro (em número e identidades), ou seja, uma vez participando de uma Roda, não há obrigatoriedade de comparecimento a todas as outras.
Sua realização está prevista para acontecer quinzenalmente, com uma hora e meia de duração.
Notícia publicada em: 12/05/2011