Exposição - Da queda à emancipação


O Departamento Cultural da UERJ inaugura no dia 9 de maio, segunda-feira, às 18h30, na galeria Gustavo Schnoor do Centro Cultural da Universidade, a exposição “Da queda à emancipação”, do artista Ailton Berberick. Na mostra serão expostos trabalhos de tinta sobre tela onde as seguintes cores adquirem grande significação: o azul, o preto e o vermelho que são utilizados com o objetivo de compor as ideias que o artista deseja passar ao público com seus trabalhos.  O preto, por exemplo, é usado para transmitir força expressiva e marcar contornos; o azul tem o propósito de sinalizar profundidade, imersão; e por fim, o vermelho objetiva transmitir energia e simbolizar o sangue  que remete a conflitos que podem desencadear revoluções.

 

Ailton explica que tem inspiração nos conceitos e ideias de Gustav Klimt, Jean Paul Sartre, Nietzsche, Albert Camus e em surrealistas. Ele busca abordar ideias como liberdade, moral e conflitos. Acredita que o ser humano é responsável por seus atos e que a liberdade é um elemento fundamental para vivenciar de forma plena a vida já que, para o artista, velhos conceitos morais restringiram o homem ao sofrimento e à angústia, impedindo uma existência plena.

 

A trajetória profissional de Ailton teve início no Departamento Cultural da UERJ onde atuou durante dois anos na Coordenadoria de Exposições. Atualmente, estagia na área de produção de eventos e acervo da Casa Daros de Arte Contemporânea e cursa Artes Visuais, na UERJ, e Filosofia, na UFRJ. A oportunidade de realizar uma exposição individual aos 22 anos é, para o artista, um momento importante para a sua vida profissional. A montagem da exposição terá como colaboradores integrantes do Centro Acadêmico do Instituto de Artes da UERJ.

 

UERJ/SR-3/Decult apresentam:
Exposição “Da queda à emancipação”
Artista Expositor: Ailton Berberick
Local: Galeria Gustavo Schnoor
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Tel.: (21) 2334-0728 / 0114

 

Abertura: 9 maio de 2011, segunda-feira, às 18h30
Visitação: até 10 de junho de 2011.
De: segunda a sexta, das 9h às 20h

 

ENTRADA FRANCA

 

 

 

 



Notícia publicada em: 02/05/2011