16º Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído


O desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade nas últimas décadas trouxe para a civilização inúmeras vantagens, benefícios e qualidade de vida.

 

Entretanto, juntamente com este crescente de conhecimentos e saberes, chegou o ruído das máquinas, do trânsito, do ambiente ao redor do indivíduo em seu lar, sua rua, seu trabalho e seu lazer. A poluição sonora está presente em todos os lugares e espaços, surgindo como o som indesejado, desconfortante e incômodo aos nossos ouvidos. É forma grave de agressão ao ser humano e ao ambiente.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece o limite de tolerância ao ruído em 65 dB (decibéis), além deste há estresse e comprometimento auditivo irreversível. É o terceiro maior tipo de poluição ambiental. É objetivo geral do evento a divulgação das questões pertinentes ao ruído ambiental e seus efeitos sobre os indivíduos em seus vários ambientes, particularmente nos ambientes  de aprendizagem.

 

Objetivos

 
- Divulgação e conscientização dos efeitos da poluição sonora sobre os indivíduos e no meio-ambiente
- Incentivar a formação de pesquisa, ensino e extensão na temática educação ambienta
- Incentivar a formação de agentes multiplicadores em educação ambiental com ênfase em poluição sonora
 
O Evento constará de apresentação de trabalhos e palestras pertinentes à temática do ruído ambiental por Professores/Pesquisadores e Convidados.

Dia 27 de abril (quarta-feira) das 13h30 às 16h30
UERJ / IFADT / FEN – Auditório 51
Rua São Francisco Xavier, 524, 5º andar

 



Notícia publicada em: 26/04/2011