Ah! Banda do Noel


A Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro promove show da Ah! Banda nos dias 21  e 22 de outubro, quinta-feira e sexta-feira, com apresentações às 9h30 e 14h30. O grupo, oriundo do projeto de extensão "Juventude, Prática Musical e Expressão: vivendo e criando música com jovens", da UERJ,  se apresentará com o espetáculo "Ah! Banda do Noel", em um tributo ao Poeta da Vila. O evento acontece no Teatro que leva o nome do sambista, localizado no Centro Cultural. A entrada é franca.

O grupo é formado por alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e coordenado pela professora Ilana Linhares. Com sete anos de estrada, o projeto já contemplou diversos personagens do rico cenário da música brasileira. Neste espetáculo, vida e obra de Noel Rosa serão retratados em música e teatro. O repertório conta com canções como "Seja Breve!", "Dama do Cabaré" e "Quem Ri Melhor". O roteiro é de autoria do professor Luiz Ricardo Leitão.

DECULT/SR-3/UERJ apresenta


Ah! Banda do Noel
Local: Teatro Noel Rosa/Centro Cultural da UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Tel.: (21) 2334-0048
Data: 21 e 22 de outubro de 2010, quinta e sexta-feira
Horários: 9h30 e 14h30
ENTRADA FRANCA

Sobre Ah! Banda:

Somos um grupo musical oriundo de um projeto de extensão da UERJ intitulado "Juventude, Prática Musical e Expressão: vivendo e criando música com jovens". Em nossos encontros semanais, que já acontecem há 7 anos, nos deparamos com a riqueza da música brasileira e lançamos olhares e escutas especiais para cada descoberta, buscando uma apropriação dos seus aspectos históricos e musicais.

E foi justamente isso que aconteceu entre 2009 e 2010 com a vida e obra de NOEL ROSA. Mergulhamos no percurso deste que chamam de "Poeta da Vila" e nos encantamos com sua estreita trajetória de vida e com sua larga produção musical. As lentes dos seus afetos, brincadeiras, percepções do cotidiano, deboches, sofrimentos e intercessões de classes, que principiavam unir a cultura do "morro" e do "asfalto", nos deram pistas de um Rio de Janeiro malandro, boêmio, poético e, já naquela época, permeado por problemas sociais, políticos e econômicos. Foi também através das mesmas lentes que vimos o despertar de uma estética musical brasileira que teve inúmeros seguidores em sua época e por muitos anos depois.

Todo nosso trabalho é pautado na descoberta das potencialidades de cada um de nós e, sendo assim, criamos novos sentidos musicais para toda obra que pesquisamos. Neste espetáculo tentamos mostrar um pouco do nosso sentido para a vida e obra de NOEL ROSA na tentativa de nos tornarmos um instrumento de manutenção e ao mesmo tempo, de ressignificação da memória musical brasileira. A parceria estabelecida com o Professor Luiz Ricardo Leitão que escreveu o roteiro deste espetáculo deu-nos o prazer de também poder contar um pouco da história de Noel Rosa, além de cantar e tocar.

Esperamos que NOEL ROSA se torne parte da cultura de cada um de vocês.
Bom espetáculo!


Ilana Linhales
Coordenadora do projeto


FICHA TÉCNICA

Músicos:


Baixo: Alexandre Seabra e Marcelo Saboya
Cavaquinho: Julia Gleizer
Flauta transversa: Gabriel Capella
Percussão: Alexandre Seabra, Dimas Ribeiro, Gabriela Levy,
Lucas Costa, Marcelo Saboya, Maria Cândida, Mariana Luduvice,
Nariá Assis e Rebeca Freitas
Teclado: Ilana Linhales e Nariá Assis
Violão: Paula Fanaia
Voz: Mariana Luduvice e Rebeca Freitas

Atores:
Cartola: Anderson Gonçalves
Noel Rosa: Jack Derraquero
Santa Bárbara: Thalita Felix
São Pedro: Enok Pinheiro da Silveira

Roteiro: Luiz Ricardo Leitão
Direção Musical: Ilana Linhales
Direção Cênica: Rodrigo Rangel
Cenografia: Sidney Rocha
Figurino: Thalita Felix
Luz e som: Equipe da Divisão de Teatros da UERJ
Produção: Alba Ribeiro

MÚSICAS
Pout-pourri filosófico
Silêncio de um minuto
Meu barracão
Dama do cabaré
O "x" do problema
Três apitos
Pout-pourri poético
Não tem tradução
Você, por exemplo
João Ninguém
Amor de parceria
Pout-pourri folgado
Tipo zero
Seja breve!
Você vai se quiser
O maior castigo que eu te dou
Quem ri melhor
 



Notícia publicada em: 18/10/2010