Avaliação Institucional
Comissão Própria de Avaliação
CPA/UERJ-2017
CPA/UERJ-2016 – Avaliação Institucional
No Brasil o Ministério da Educação (MEC) vem orientando as Instituições de Ensino Superior (IES) a promover um processo contínuo de auto avaliação para permitir o planejamento de programas, projetos e ações de melhoria da qualidade da educação superior.
Com o intuito de aperfeiçoar continuamente a já reconhecida qualidade acadêmica da UERJ, a CPA/UERJ – 2016 promoverá a revisão e atualização dos processos de avaliação em curso e apresentará propostas de melhorias para o desenvolvimento da Universidade associadas à busca pelas fronteiras do conhecimento e às demandas da Sociedade.
Desde 2004, com a Lei nº 10.861, de 14/04/2004, a UERJ têm atendido às suas necessidades de planejamento com apoio de diversos processos avaliatórios, como: CPA 2004-2008, CPA 2014-2015, Comissão Permanente de Carga Horária e Avaliação Docente (COPAD) e o Banco de Produção Científica (BPC), entre outros instrumentos acadêmicos e administrativos.
Por meio da Portaria 470/Reitoria/2016, de 08/04/2016, foi criada a Comissão Própria de Avaliação da UERJ – 2016 (CPA/UERJ) para realizar a avaliação institucional, com base nos critérios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, conforme orientação do Conselho Estadual de Educação (CEE).
A CPA/UERJ - 2016 dará continuidade às diversas modalidades de auto avaliações já realizadas em anos anteriores, e deve ser vista como um processo de autoconhecimento que envolve todos os segmentos que atuam na UERJ: docentes, técnicos administrativos e discentes. Também participam da Comissão representante da sociedade, com amplo conhecimento dos processos de avaliação nacional e internacional.
Será objeto de apreciação pela CPA/UERJ – 2016:
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Planejamento e Avaliação Institucional
- Regulamento da CPA/UERJ – 2016
- Cronograma de ações para 2016;
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Desenvolvimento Institucional
- Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (atualização)
- Responsabilidade Social;
- Inovação
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Políticas Acadêmicas
- Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
- Política de Atendimento aos Discentes;
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Políticas de Gestão
- Políticas de Pessoal
- Organização e Gestão da UERJ
- Sustentabilidade Financeira;
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Infraestrutura Física.
- Distribuição espacial dos campi
- Caracterização das instalações
- Bibliotecas
- Laboratórios
- Auditórios e Anfiteatros
- Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação
A CPA/UERJ – 2016 é constituída por 19 membros titulares e 19 membros suplentes:
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Docentes
- Dois representantes da Reitoria e dois suplentes;
- Um representante da SR1 e um suplente;
- Um representante da SR2 e um suplente;
- Um representante da SR3 e um suplente;
- Um representante do CCS e um suplente;
- Um representante do CTC e um suplente;
- Um representante do CBI e um suplente;
- Um representante do CEH e um suplente;
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Servidores Técnico-Administrativos
- Cinco representantes dos servidores técnico-administrativos e cinco suplentes;
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Discentes
- Três representantes dos discentes e três suplentes;
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Sociedade Civil
- Dois representantes da sociedade e dois suplentes.
- RELATÓRIO PARCIAL DA CPA-UERJ REFERENTE ÀS ATIVIDADES DE 2016
- PORTARIAS
- REGULAMENTO
- NOTAS TÉCNICAS
- ATAS
- QUESTIONÁRIOS
- ENSINO À DISTÂNCIA
- PROTÓTIPO DE CARTAZES
CPA 2010-2014
As intensas mudanças e o crescimento vivenciados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, no quadriênio 2008-2011, levaram a um repensar da comunidade uerjiana. A convite do Magnífico Reitor Ricardo Vieiralves de Castro, a comunidade se reuniu em dezembro de 2012 e deste encontro, com cerca de 150 servidores (docentes, técnicos e administrativos) e 20 discentes, a percepção de mudanças apontou para a revisão e atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que teve início em 2013 e foi finalizado em 2014. O novo PDI foi construído para ser o norteador das atuais decisões/ações institucionais, mas que, podem permanecer para além do encerramento da atual gestão. Confrontou as diversas realidades, mas se sustentou baseado nos princípios do respeito às diversidades inerentes à comunidade Uerjiana, que conta hoje com 106 cursos de graduação; 32.916 estudantes (entre presenciais e a distância), 2.379 docentes, 5.618 técnico-administrativos e 5 Campi localizados em diferentes cidades e regiões do Estado.
As múltiplas experiências e a interação respeitosa permitiram que as diversidades convergissem para um foco comum, que permitirá incrementar a capacidade construtiva da UERJ a partir das metas estabelecidas e, dessa forma, alcançar os resultados esperados. Os direcionamentos adotados para o desenvolvimento representam o compromisso de toda comunidade da UERJ com o cumprimento das ações propostas, seu acompanhamento e avaliação, que comprovará a efetivação do plano traçado.
Com esta perspectiva, em 2014 o Projeto de Auto-Avaliação Institucional foi reativado e foi constituída a nova Comissão Própria de Avaliação (CPA) – Portaria 568/Reitoria/2014. A representatividade de cada segmento na CPA/UERJ procurou contemplar integrantes envolvidos nas áreas de administração, ensino, pesquisa e extensão considerando as experiências anteriores em processos de avaliação e seu engajamento nas questões universitárias.
Espera-se com a Avaliação Institucional detectar potencialidades, assim como, falhas e dificuldades; apoiar a busca de soluções para os problemas institucionais internos e sociais; subsidiar o estabelecimento de novas metas e prioridades e a tomar decisões que promovam as transformações necessárias. O desenvolvimento da Auto-Avaliação compreenderá diversas ações que serão distribuídas em três etapas: preparação, desenvolvimento e consolidação. Posteriormente à consolidação dos resultados da Auto-Avaliação, será divulgado o balanço crítico para socialização e discussão coletiva dos resultados, evidenciando as tendências e as potencialidades identificadas para a UERJ, a fim de definir um plano de ação.
O esforço de refletir sobre a avaliação interna da nossa Instituição converge, de forma significativa, para os princípios pensados, nacionalmente, o que garante para a UERJ um lugar na dianteira, em seriedade e excelência acadêmicas. Cabe ressaltar que, previamente à implantação da CPA, foi organizado um grupo de estudo designado pela Reitoria como, Equipe Técnica para elaboração de um projeto piloto adotado para a avaliação de três unidades acadêmicas com diferentes perfis de atendimento acadêmico e social. Após a análise, prevista para o terceiro trimestre de 2015, pretende-se divulgar os resultados à toda comunidade Uerjiana e, a partir daí, dar início a Auto-Avaliação abrangendo toda a Universidade.
- PORTARIA 568 - 2014 – CPA
- REGULAMENTO CPA
- PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO
- INSTRUMENTO DA CPA
- ANEXOS – QUESTIONÁRIOS
CPA 2004-2008
A Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das Instituições de Educação Superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes, com base no Artigo 9º da LDBEN nº 9394/96, em seu inciso VIII, que estabelece a incumbência da União de “assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino”.
Atendendo a determinação legal, através da Portaria 714/REITORIA/2004, de 14 de julho de 2004, que por ato do Reitor, constituiu a Comissão Própria de Avaliação da UERJ.
Posteriormente, o Ministro da Educação faz publicar em 12 de julho de 2004, a Portaria MEC nº 2.051, de 09 de julho de 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), destinando-se a regulamentar o funcionamento da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e indicar as suas diretrizes, entre elas a de constituição das Comissões Próprias de Avaliação – CPAs, no âmbito de cada Instituição de Ensino Superior do País.
Por solicitação do INEP, um membro da referida comissão foi cadastrado como responsável para a interlocução com esse órgão, participando da capacitação dada pela CONAES às Comissões Próprias de Avaliação, visando a orientação relativa aos procedimentos da implantação da Comissão e da realização do processo de auto-avaliação nas Instituições de Ensino Superior. A partir de então, a CPA passou a desenvolver regularmente suas atividades, cumprindo o cronograma estabelecido pelo MEC e apresentando uma auto-avaliação da UERJ, compatível com seu alto grau de importância no cenário nacional.